EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Primavera
Início:22/09 Fim:21/12
primavera1.png

Ar seco, calor e focos de queimada em SC


A tarde desta quarta-feira, dia 05/8, foi marcada por céu claro em SC, devido à atuação de uma massa de ar seco (sistema de alta pressão), posicionada sobre o oceano, na altura do Litoral Sul do país. Este sistema inibe a formação de nebulosidade durante o dia, e com isso, a temperatura sobe rapidamente, atingindo valores elevados para a época do ano, como pode ser visto na figura 1, região do Planalto Sul. A massa de ar é tão seca que a umidade relativa atingiu valores críticos durante a tarde, próximos de 20% (figura 2), o que pode ser comparado a regiões semiáridas do Brasil, ou até mesmo de clima montanhosos e/ou desérticos.

Vários dias consecutivos de tempo firme, com sol, ar seco e temperatura mais elevada durante as tardes (e que deve permanecer na próxima semana), também resultam em solo seco. Essa combinação favoreceu o registro de focos de queimada em SC, concentrados no Planalto Sul nesta quarta-feira (05/08), como visto na figura 3. A região é caracterizada por altitude elevada, acima de 1000 m, sendo naturalmente fria, porém não tão seca. Podemos observar na imagem de satélite da figura 4 (dia 05/08), no canal visível, a pluma de fumaça que tem origem no Planalto Sul, deslocando-se para outras regiões do sul catarinense.

1.JPG
Figura 01 – Temperatura máxima do ar no dia 05/08/2020. Fonte: Epagri/Ciram (Dado sujeito à correção posterior).

2.JPG
Figura 02 – Umidade relativa do ar mínima do ar no dia 05/08/2020. Fonte Epagri/Ciram (Dado sujeito à correção posterior).
         
3.JPG

Figura 03 – Registro de focos de queimada no dia 05/08/2020. Fonte INPE/CPTEC.

            
4.JPG

Figura 04 – Imagem de satélite no canal visível no dia 05/08/2020. Fonte VentuSky.

Marcelo Martins e Laura Rodrigues – Meteorologistas Epagri/Ciram