EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Primavera
Início:23/09 Fim:22/12
primavera1.png

Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

Qualificação dos dados e geração de Produtos de Maré em Santa Catarina
MARÉ-SC
Código: 6314562

Problema:
No litoral Sul do Brasil, a componente meteorológica da maré atinge amplitudes com ordem de grandeza similar à da maré astronômica. Quando combinadas de forma construtiva, estas componentes podem gerar marés com amplitudes superiores a 3 metros em algumas localidades, causando inundação costeira nas marés cheias e problemas para a navegação nas marés vazantes. Todavia os dados registrados pelos marégrafos do tipo radar da EPAGRI possuem ruídos ambientais de natureza aleatória, provocados por ondas de alta frequência e que são sub-amostradas pelos sensores. Estes ruídos ambientais modificam as leituras dos valores e horários de ocorrência das marés, prejudicando a análise das informações e comprometendo o uso destes dados em análises matemáticas mais sofisticadas.

Objetivos:
Eliminar os ruídos ambientais de alta frequência dos dados de nível do mar da EPAGRI, preservando a amplitude e fase do sinal. Gerar previsões e históricos de maré astronômica melhoradas. Computar a maré meteorológica e modelar as distribuições de probabilidade para todas as séries temporais do litoral de SC. Calcular os tempos de retorno dessas marés e divulgar na página web da EPAGRI/Ciram.

Metodologia:
O projeto proposto é dividido em etapas ou fases encadeadas, portanto a execução de uma fase é imprescindível para a execução da próxima. Todas as fases entregam produtos mensuráveis. 1 - Teste e avaliação de filtros digitais para eliminar os ruídos ambientais de alta frequência. 2 - Geração de previsões e históricos de maré astronômica, utilizando-se análise harmônica. 3 - Calculo do resíduo pela diferença entre as medidas filtradas do nível do mar e os históricos de maré astronômica computados. 4 - Análise espectral da maré meteorológica utilizando-se transformadas de ondeletas do tipo contínuo e modelagem estatística da maré meteorológica para determinar os tempos de retorno. 5 - Desenvolvimento de funcionalidades no site litoral online para disponibilizar ao público os dados de maré e de previsão. 6 - Produção de um livro infantil para divulgação do projeto e da importância dos estudos do nível do mar para Santa Catarina.

Resultados esperados:
Séries filtradas no banco de dados (BD); gráficos melhorados na página do litoral online. Disponível em www.ciram.com.br/litoral_online/ . Maré astronômica histórica no BD e previsão de maré operacional na página. Disponível em www.ciram.com.br/litoral_online/ . Duvulgação dos resultados da pesquisa por meio artigo científico submetido com a análise espectral e modelagem estatística da maré meteorológica. Disponibilização de uma funcionalidade no site litoral online para visualizar os tempos de retorno, amplitudes e épocas do ano mais frequentes das super-marés. Livro infantil publicado.

Responsável:
Carlos Eduardo Salles de Araujo

Unidade organizacional do responsável:
Epagri - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Datas:
Início previsto: 01/09/2019 00:00:00
Fim previsto: 31/12/2021 00:00:00
Fim efetivo:

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Argeu Vanz Ciram - Oceanografia e Monitoramento Costeiro
Carlos Eduardo Salles de Araujo Ciram - Oceanografia e Monitoramento Costeiro
Eduardo Nathan Antunes Ciram - Tecnologia da Informação
Luis Hamilton Pospissil Garbossa Ciram - Oceanografia e Monitoramento Costeiro
Rafael Canan Ciram - Tecnologia da Informação