EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Outono
Início:20/03 Fim:21/06
outono2.png

Projetos - Concluídos

Aqui você encontra os projetos já executados pelo CIRAM:

ÁREAS POTENCIAIS PARA O CULTIVO DO MIRTILO (Vaccinium sp) COM BASE EM INDICADORES AGROMETEOROLÓGICOS
ÁREAS POTENCIAIS PARA O CULTIVO DO MIRTILO EM SC
Código: 6312024

Problema:
O estado de Santa Catarina possui grande diversidade em microclimas. Esta condição favorece cultivo de diversas espécies, entre elas, fruteiras de clima temperado. A cultura do mirtilo necessita de condições climáticas próprias para quebra de dormência e produção. Considerando-se que existem cultivares diferenciadas em termos de exigência de horas de frio, é possível definir áreas de menor risco para cada grupo. Avaliações parciais das primeiras pesquisas fitotécnicas conduzidas com estas variedades confirmam o grande potencial produtivo das plantas e a alta qualidade dos frutos, permitindo a inclusão da espécie como uma alternativa de diversificação produtiva para a fruticultura nacional e regional. Entretanto, é notória a falta de um zoneamento mais detalhado considerando os riscos climáticos para identificar as áreas potenciais de cultivo no Estado de Santa Catarina.

Objetivos:
• Identificar as áreas potenciais ao cultivo de mirtilo no estado de Santa Catarina; • Analisar riscos climáticos associados ao cultivo do mirtilo em Santa Catarina. • Gerar o mapa de espacialização das áreas potenciais de cultivo do mirtilo no Estado.

Metodologia:
Sub-atividade 1 - Levantamento das principais exigências climáticas e escolha dos índices bioclimáticos do mirtilo. Sub-atividade 2 - Cruzamento dos dados de exigências bioclimáticas da espécie com a disponibilidade climática do Estado de Santa Catarina. A necessidade de gerar informações espaciais para o planejamento das áreas agrícolas reforça a importância do emprego de análise espacial combinada com técnicas de análise multicritério. Os sistemas de informações geográficas serão utilizados no mapeamento e na avaliação de potencial para o cultivo do mirtilo. Análises integradas de mapas são feitas utilizando-se as camadas temáticas as quais representam a distribuição espacial das variáveis ambientais e de cultura. Sub-atividade 3 - Consistência dos resultados com profissionais da área. Sub-atividade 4 - Espacialização os resultados obtidos (riscos climáticos e área potenciais).

Resultados esperados:
Mapas com riscos climáticos e as áreas potenciais para o cultivo do mirtilo em Santa Catarina.

Responsável:
Cristina Pandolfo

Unidade organizacional do responsável:
CIRAM - Zoneamento Agrícola

Datas:
Início previsto: 01/07/2015 00:00:00
Fim previsto: 30/11/2015 00:00:00
Fim efetivo: 30/11/2015 00:00:00

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Angelo Mendes Massignam CIRAM - Zoneamento Agrícola
Cristina Pandolfo CIRAM - Zoneamento Agrícola
Luiz Fernando de Novaes Vianna CIRAM - Geoprocessamento
Wilian da Silva Ricce CIRAM - Zoneamento Agrícola