EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Primavera
Início:22/09 Fim:21/12
primavera1.png

Projetos - Concluídos

Aqui você encontra os projetos já executados pelo CIRAM:

VIII Workshop Catarinense de Indicação Geográfica e VII Mostra de Produtos Tradicionais
WORKSHOP IG
Código: 6314599

Problema:
No continente europeu as Indicações Geográficas, são amplamente disseminadas e consolidadas. Entretanto, apesar de sua magnitude e importância, o Brasil ainda pouco utiliza esse instrumento. Neste sentido, é importante demonstrar que as Indicações Geográficas, podem ser utilizadas para valorizar produtos agroalimentares, bem como, podem contribuir para o desenvolvimento territorial, promovendo maior competitividade através de produtos reconhecidos por sua qualidade e notoriedade, contribuindo para a inclusão social, principalmente dos pequenos produtores rurais. Neste sentido eventos técnico-científicos contribuem para a transferência dos conhecimentos desenvolvidos nesta área.

Objetivos:
Organizar o VIII Workshop Catarinense de Indicação Geográfica e VII Mostra de Produtos Tradicionais, no intuito de divulgar os trabalhos de Indicação Geográfica realizados no estado de Santa Catarina, bem como diagnosticar potenciais produtos e territórios para futuras IGs no estado, como instrumento de valorização e distinção de produtos agrícolas, geração de renda e preservação do patrimônio cultural.

Metodologia:
Formulação de projetos para instituições financiadoras; Organização do evento; Avaliação de trabalhos científicos; Ciclos de palestras; Mesas redondas; Oficinas técnicas; Apresentação de trabalhos científicos; Mostra de produtos tradicionais; Apresentação dos resultados de trabalhos de IGs no estado de Santa Catarina.

Resultados esperados:
Promoção e divulgação das iniciativas de IGs executadas pela Epagri; Disseminação dos produtos agrícolas catarinenses através das IG com vistas ao cumprimento social e à promoção de desenvolvimento territorial; Fortalecimento de cadeias produtivas e territórios; Proporcionar, além do espaço de debates no contexto das palestras, a oportunidade de diálogo e troca de experiências a partir da apresentação de trabalhos; Fortalecer o sentimento de pertencimento e valorização regional através da mostra de produtos tradicionais, e ouvir por meio dela, os anseios dos produtores sensibilizando-os, também, sobre as possibilidades das IGs e demais signos distintivos coletivos e da proteção do patrimônio cultural.

Responsável:
Denilson Dortzbach

Unidade organizacional do responsável:
Ciram - Geoprocessamento e Ordenamento Ambiental

Datas:
Início previsto: 10/05/2019 00:00:00
Fim previsto: 31/12/2019 00:00:00
Fim efetivo: 02/12/2019 00:00:00

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Adriana Tomazi Alves GRF - Núcleo Administrativo
Célio Haverroth DEX - Diretoria
Darlan Rodrigo Marchesi DERP - Núcleo Administrativo
Denilson Dortzbach Ciram - Geoprocessamento e Ordenamento Ambiental
Elisângela Benedet da Silva Ciram - Geoprocessamento e Ordenamento Ambiental
Éverton Blainski Ciram - Monitoramento Agroambiental
Everton Vieira Ciram - Geoprocessamento e Ordenamento Ambiental
Fábio Martinho Zambonim Ciram - Geoprocessamento e Ordenamento Ambiental
Hamilton Justino Vieira Ciram - Geoprocessamento e Ordenamento Ambiental
Iria Sartor Araujo Ciram - Monitoramento Agroambiental
Kleber Trabaquini Ciram - Geoprocessamento e Ordenamento Ambiental
Léo Teobaldo Kroth Cepa - Estudos e Cenários Socioeconômicos
Valci Francisco Vieira Ciram - Geoprocessamento e Ordenamento Ambiental