A aquisição e implantação de estações meteorológicas, maregráficas e sensores foi viabilizada em uma das metas coordenadas pela Epagri-CIRAM no âmbito do projeto denominado CLIMASUL, envolvendo Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O coordenador do projeto por Santa Catarina, Dr. Carlos Eduardo Salles de Araujo da Epagri, relata que o montante do projeto foi na ordem de 1,4 milhões de reais, contemplando várias metas. Na meta dirigida para a implantação de estações, foram adquiridos seis estações agrometeorológicas, uma estação meteorológica marítima e quatro sensores / sondas multiparâmetros para estações maregráficas.
A instalação da estação meteorológica costeira foi efetuada nas dependências da CASAN na unidade da Lagoa do Peri. Os dados serão utilizados também para monitoramento das condições ambientais próximo à Lagoa do Peri. A parceria Epagri/CASAN viabilizará a manutenção do local, reposição de sensores e peças da estação.
O objetivo é aprimorar o monitoramento ambiental com o auxílio da implantação de estações meteorológicas, maregráficas e demais sensores correlatos para auxílio na tomada de decisões estruturais e de mitigação de danos por eventos climáticos extremos.
As estações coletam e transmitem dados meteorológicos a cada hora para o Banco de Dados da Epagri/Ciram onde são submetidos às análises de qualidade e disponibilizados nas diversas plataformas WEB da Epagri/CIRAM.
https://ciram.epagri.sc.gov.br/agroconnect/
https://ciram.epagri.sc.gov.br/litoral-online/
https://ciram.epagri.sc.gov.br/rios-online/
Contato:
Hamilton Justino Vieira
E-mail: vieira@epagri.sc.gov.br