Epagri/CIRAM marca presença no TECNOESTE, em Concórdia/SC

Profissionais da Epagri/CIRAM estiveram presentes no Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense, em Concórdia/SC, realizado entre 10 e 12 de fevereiro último. Considerado um dos maiores eventos do agronegócio no sul do Brasil, o TECNOESTE chegou à sua 18ª Edição em 2026, levando as inovações do campo ao produtor rural. O pesquisador e meteorologista Adriano Battisti e o técnico em meteorologia Maikon Alves participaram no evento divulgando as ações do Centro, tanto na parte de tecnologias e pesquisa, como aquelas relacionadas à rede de monitoramento de dados e da previsão do tempo e clima.

Um dos grandes destaques junto ao público foi uma amostra dos equipamentos de uma estação meteorológica do tipo que compõe a Rede de Monitoramento de dados da Epagri/CIRAM, cujas informações podem ser visualizadas na ferramenta Agroconnect (https://ciram.epagri.sc.gov.br/agroconnect/). “As pessoas se surpreendem ao descobrir que uma estação meteorológica, apesar de simples, gera dados essenciais para a agricultura e a segurança. Ao entenderem como os sensores funcionam e como as informações chegam quase em tempo real ao produtor, percebem a importância de uma rede estruturada, que sustenta decisões estratégicas com base em ciência, tecnologia e monitoramento contínuo”, comenta Maikon.

O público presente, que encontrou as mais diversas atrações, em temas como Agricultura, Avicultura, Meio Ambiente, Pesquisa e Extensão, Reflorestamento e Suinocultura, entre outros, mostrou-se bastante curioso em relação às atividades da Epagri. Atendendo aos mais diversos questionamentos por temas como mudanças climáticas, chuvas extremas ou estiagem, o pesquisador Battisti relata que “conversando com os produtores, foi possível perceber como eles têm forte interesse nas questões relacionadas à meteorologia, pois afetam diretamente suas atividades cotidianas e tomada de decisão”.

A participação em feiras no Estado é uma das atividades consideradas indispensáveis na rotina do CIRAM, permitindo a interação com outras unidades da Epagri e uma ampla divulgação do seu trabalho. Para Cristina Pandolfo, Gerente do Centro, “a agricultura digital em Santa Catarina deixou de ser tendência para se consolidar como ferramenta estratégica de competitividade. Ao integrar monitoramento meteorológico, análise de dados e pesquisa em plataformas disponíveis na Epagri/CIRAM, aproximamos a ciência do campo e fortalecemos a tomada de decisão do produtor com base em informação qualificada e em tempo quase real”.

O Tecnoeste é uma realização da cooperativa Copérdia, em parceria com o Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia, e teve sua primeira edição no ano de 2002. O evento acontece a cada dois anos e reúne cerca de 30 mil visitantes em cada edição, entre produtores rurais, empresas ligadas à tecnologia agropecuária nas áreas de insumos e equipamentos, bem como estudantes, pesquisadores e público em geral.

Mais informações à imprensa:

Laura Rodrigues, Meteorologista
Adriano Battisti, Pesquisador
Maikon Alves, Técnico em Meteorologia
Epagri/Ciram, contatociram@epagri.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-5007