Zoneamento Integrado facilita a troca de informações entre pesquisa e extensão rural

A divulgação mais ampla das ações do projeto de Zoneamento Agrícola em Santa Catarina, favorecida pela implantação do projeto integrador (Pesquisa e Extensão na Epagri) tem facilitado a comunicação entre as diversas equipes envolvidas nas análises de risco climático/zoneamento. São várias equipes técnicas que se relacionam e podem, de forma mais ágil, discutir aspectos relacionados ao clima, solo, o cultivo e políticas públicas.

Aliado à implantação do zoneamento integrador, a dinâmica de contato pelas plataformas on-line, deram agilidade às reuniões técnicas e solução de conflitos de forma mais dinâmica. Reunir os técnicos da pesquisa e extensão elevou o patamar de qualidade dos trabalhos pela troca mais frequente de informações e experiências geradas nas diferentes cadeias produtivas.
Para exemplificar, vamos utilizar o atendimento à demanda realizada na semana passada pelo setor produtivo da moranga/abóbora no município de Celso Ramos/SC através dos colegas extensionistas rurais da Epagri, Maria do Socorro Fernandes e Mauro Ros e produtores do município.

A cultura da moranga envolve 64 estabelecimentos, com área cultivada de aproximadamente 271 hectares e produção 2.882 toneladas, sendo então, uma atividade agrícola bastante importante para o município. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/celso-ramos/pesquisa/24/76693

Foto 1 – Safra2019/20. Fonte: Roberson Pelozato
Foto 2 – Safra2019/20. Fonte: Roberson Pelozato

A Análise de riscos climáticos para a cultura da Abóbora no estado de Santa Catarina está disponível para consulta dentro do site da Epagri/CIRAM. Em 2018 a Epagri/CIRAM, visando atender o MCR 16-2-3, passou a elaborar estudos com a análise de riscos climáticos para as culturas sem ZARC para o Estado, visando orientar os agricultores no cultivo de várias espécies de interesse sócio-econômico em Santa Catarina, de forma a minimizar perdas de ordem climática. Os beneficiados pelas tecnologias e informações produzidas, são agricultores, setor público e privado incluindo bancos e seguradoras.

Faz parte da consistência dos trabalhos técnicos-científicos, um período de ajustes para dar aderência dos resultados de riscos ou zoneamentos aos aspectos regionais. Essa consistência, responsável pela checagem dos resultados a campo, é facilitada pela capilaridade que a Epagri possui em todos os municípios do Estado, através dos escritórios municipais, centro de treinamentos e unidades de pesquisa distribuídos em todas as regiões edafoclimáticas de SC, relata a coordenadora do projeto integrador, a Eng. Agr. Cristina Pandolfo da Epagri/CIRAM.

Em Celso Ramos, segundo Maria e Mauro, tem sido observado que, nas regiões produtoras do município, onde as propriedades estão localizadas em torno de 780 metros de altitude, o cultivo é feito a partir do início de setembro, enquanto a análise climática (risco de 20%) permite o cultivo a partir do mês de outubro baseado no risco de geada. Nessa região não ocorrem perdas por baixas temperaturas, pois a região está localizada entre os rios Canoas e Pelotas sob a influência dos lagos do Consórcio Machadinho e Enercan, o que forma um microclima adequado ao cultivo da referida espécie.

A análise de riscos climáticos para as abóboras foi elaborada pelo Pesquisador e Eng. Agr. Wilian da Silva Ricce da Epagri/CIRAM e demais colaboradores. Wilian relata que, na análise de riscos climáticos, o município em questão, possui 100% do seu território recomendado para o cultivo, tendo-se que, em função da altitude onde a propriedade está localizada, ajustar o período de implantação da cultura a campo em função do ciclo da variedade recomendada, sempre observando as orientações de boas práticas de manejo do solo.

Após reuniões técnicas, procedeu-se então, o ajuste da janela de cultivo para a abóbora em Celso Ramos e função da cota altimétrica da lavoura e o documento de risco climático foi atualizado para consulta e uso no site da Epagri/CIRAM.

Em outubro de 2020 a cultura sofreu danos em função da estiagem na região. As perdas não foram mais significativas, porque parte do plantio foi realizado sobre a palhada da aveia a qual ajudou a reter parte da umidade no solo.

Figura 3 – Safra 2020/21.Fonte: Epagri.
Figura 4– Safra 2020/21.Fonte: Epagri.

A colheita em Celso Ramos está praticamente encerrada. De forma geral, não foi uma safra muito boa. Estiagem no início do cultivo diminuiu qualidade e quantidade da produção, favorecendo o aumento de ocorrência e severidade de virose. Por outro lado, em janeiro, as chuvas excessivas também foram prejudiciais. Muitos agricultores fizeram a comunicação de perda ao Proagro.

Foto 5. Mauro Ros e Maria do Socorro Fernandes – Extensionistas do Escritório Municipal de Celso Ramos.

Contatos:

Cristina Pandolfo