Epagri/Ciram realiza batimetria da baía da Babitonga

O setor de Oceano da Epagri/Ciram finalizou a atualização da batimetria de mais uma região, a da baía da Babitonga(Figura 1). Esse trabalho faz parte de um esforço de preparação da base de dados para projetos de pesquisa da Epagri em desenvolvimento neste ano. Um desses projetos é denominado de “Base tecnológica para zoneamento integrado ambiental da maricultura”. Dentre os objetivos do projeto está o modelo hidrodinâmico da costa de Santa Catarina, atividade totalmente dependente de dados de batimetria.

Figura 1 – Batimetria da baía da Babitonga para fins de modelagem numérica

Para realizar essa atualização batimétrica buscamos dados com diversos parceiros, entre eles o Porto de São Francisco, a UFPR e a UFSC. Além dos dados destas instituições foram usados dados de projetos da Epagri, como o PLDM (Planos Locais de Desenvolvimento da Maricultura) desenvolvido alguns anos atrás.

Estes dados foram integrados através do uso da plataforma QGIS, que é um sistema de informações geográficas gratuito e de código aberto. Após a integração dos dados, a batimetria foi extrapolada para toda a região da Baía da Babitonga. A área total analisada corresponde a mais de 280 km2 e profundidades chegando próximo a 28 m.

As regiões centrais da baía dispõem de maior quantidade de dados o que permite maior confiança nos resultados. Para as regiões extremas, mais a montante, não há dados disponíveis e as estimativas de profundidade foram realizadas a partir de imagens de satélite disponíveis na internet e a aerofotogrametria do Estado de Santa Catarina.

Esta batimetria foi desenvolvida para ser a base dos dados de batimetria para modelagem hidrodinâmica refinada a ser realizada em vários pontos da costa de Santa Catarina. Por isso é importante destacar que esta batimetria não pode ser usada para navegação pois a interpolação usada e os dados disponíveis não permitem identificar riscos a navegação. Por outro lado, os testes iniciais para modelagem hidrodinâmica têm mostrado que a batimetria atende muito bem a demanda de modelos hidrodinâmicos.

Luis Hamilton Pospissil Garbossa
E-mail: luisgarbossa@epagri.sc.gov.br