Plataforma de monitoramento apícola da Epagri/Ciram, Apis Online, será divulgada na TV Tokyo do Japão

Epagri/Ciram社のオンライン養蜂監視プラットフォーム「Apis Online」が日本のテレビ東京で放映されます。

A correspondente da TV Tokyo do Japão, a Empresa Welcomepro de São Paulo, esteve com sua equipe de reportagem na Epagri/Ciram para documentar plataforma de monitoramento de colmeias desenvolvido pelos técnicos da Epagri, denominado “Apis On-line”.


Foram feitas tomadas de vídeo e áudio na Epagri/Ciram em Florianópolis e em Bocaina do Sul onde foi instalado uma unidade de monitoramento de colmeias com apoio dos técnicos da Epagri Rafael Borges, Rafael Araujo, Saulo Poffo e Aziz Hatem. Nessa unidade são monitorados o peso de três colmeias, a temperatura e umidade do ar no interior da colmeia e também a temperatura e umidade relativa do ar e a precipitação pluviométrica externo das colmeias. Os dados são transmitidos a cada hora via celular para o banco de dados da Epagri/Ciram em Florianópolis e disponibilizada na plataforma com acesso no link https://ciram.epagri.sc.gov.br/apicultura/

A reportagem foi patrocinada pela Empresa Yamada, importadora de produtos apícolas para o Japão, e será exibida na TV Tokyo do Japão provavelmente no mês de março, em uma quinta-feira à noite, com duração aproximada de 5 minutos.

A repórter Clarice, da Correspondente Welcomepro, apontou também a possibilidade de divulgar em conjunto com a Epagri outras reportagens de Santa Catarina tais como, a utilização do Trigo Sarraceno como pastagem apícola, a utilização de colmeias para a polinização da maçã Fuji em São Joaquim, a utilização de homeopatia para tratamento de colmeias, a utilização da câmara com iluminação artificial e sistema bluetooth de aquisição de imagens digitais dos favos e ainda, o fenômeno da produção e Bioma do Mel de Melato no Planalto Catarinense.

Segundo o pesquisador Hamilton Justino Vieira, os trabalhos e pesquisas da Epagri na área de apicultura estão calcados em quatro pilares básicos: Bioeconomia, Mudanças climáticas, Saúde Única e desenvolvimento sustentável.

Contato:

Hamilton Justino Vieira

E-mail: vieira@epagri.sc.gov.br

Telefone: (48) 3665-5006