Análise de riscos climáticos para a cultura do lúpulo irrigado em SC

A Epagri, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, visando atender o MCR 16-2-3, passou a elaborar estudos com a análise de riscos climáticos para as culturas desprovidas de zoneamento para o Estado, com o intuito de orientar os agricultores no cultivo de várias espécies de interesse sócio-econômico em Santa Catarina, de forma a minimizar perdas de ordem climática. Os beneficiados pelas tecnologias e informações produzidas são agricultores, setor público e privado, incluindo bancos e seguradoras.

Em 2021 foi iniciado o primeiro estudo sobre os riscos climáticos para a cultura do lúpulo irrigado em Santa Catarina, atendendo a demanda de informações sistematizadas sobre o clima para a recente cadeia produtiva que está se estabelecendo no Estado. O lúpulo é uma cultura que vem se expandindo rapidamente pelo mundo devido ao aumento da demanda em função da popularização da produção de cervejas artesanais, a busca por cervejas com maiores volumes de lúpulos e à valorização do produto com procedência regional.

Na abertura do 2º Festival Nacional da Colheita do Lúpulo em Curitibanos, SC, realizado no dia 25 de fevereiro de 2022, foram apresentados os resultados do estudo que levou em consideração dados de bibliografias e informações obtidas de especialistas e de produtores, tomando-se como referência a fenologia média dos cultivos em Santa Catarina. O trabalho é de autoria dos pesquisadores, Cristina Pandolfo, Gabriel Berenhauser Leite, Luiz Fernando de Novaes Vianna, Elisângela Benedet da Silva da Epagri/Ciram e Felipe Ferreira Pinto da Epagri/EESJ.

As condições topoclimáticas diferentes em escala local podem alterar a quantificação do risco climático. Este estudo não leva em consideração especificidades das variedades, portanto, representa uma potencialidade geral para o Estado e deve ser revisada em função de informações que vão sendo geradas anualmente em experimentos e em função das respostas das cultivares em condições comerciais.

Figura 1. Mapa de Risco Climático para a cultura do lúpulo irrigado em Santa Catarina.

A cultura do lúpulo tem possibilidade de cultivo em todas as regiões do estado de Santa Catarina com riscos baixos a moderados, desde que observadas e respeitadas as práticas de manejo agronômico, orientações técnicas especializadas e fornecimento de água por irrigação, se necessário. As cultivares a serem utilizadas devem estar registradas no Registro Nacional de Cultivares – RNA, MAPA.

A Nota Técnica gerada neste estudo pode ser acessada no link https://ciram.epagri.sc.gov.br/ciram_arquivos/site/boletins_culturas/risco_climatico/SC_Lupulo.pdf

Registros do evento:

Apresentação do trabalho técnico pela Pesquisadora Cristina Pandolfo, Epagri/CIRAM. Foto cedida pela organização do evento.

Rodrigo Baierle, Consultor e produtor da Lúpulos 1090; Romualdo Pietrovski, Empresário. Organizadores do 2º Festival Nacional da Colheita do Lúpulo, Curitibanos, SC. Foto cedida pela organização do evento.
Participação: Eng. Agrs. Elisângela Benedet da Silva, Cristina Pandolfo e Gabriel Berenhauser Leite – Pesquisadores da Epagri/Ciram.
Participação: Eng. Agr. Jonatan Galio, Gerente Regional de Videira; Eng. Agr. Edilene Steinwandter, Presidente da Epagri, Eng. Agr. Giovani Canola Teixeira, Diretor Administrativo Financeiro da Epagri. Foto cedida pela organização do evento.
Lúpulo. Foto cedida pela organização do evento.
Flor de lúpulo. Foto cedida pela organização do evento.

Contato:

Cristina Pandolfo
E-mail: cristina@epagri.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-5134