Sonda multiparâmetros e o monitoramento da qualidade de água

O Ciram é o “Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina”. Este centro tem entre suas atividades a coleta de dados e informações dos recursos ambientais como uma de suas atividades de base para apoiar, por exemplo, o desenvolvimento de pesquisas. Para realizar o monitoramento ambiental do Estado contamos com uma estrutura importante composta por pessoas e equipamentos de alta tecnologia.

Hoje vamos apresentar um pouco sobre uma destas tecnologias, mais especificamente sobre um equipamento que tem nos ajudado muito! A sonda multiparâmetros de qualidade de água.

Esta sonda é composta por diversos sensores, por isso o nome “multiparâmetros” pois ela é capaz de coletar dados de qualidade de água para diversas variáveis. Dentre os parâmetros disponíveis nos nossos equipamentos podemos citar a salinidade, pH, potencial de oxi-redução, turbidez, oxigênio dissolvido, profundidade, clorofila-a e ficoeritrina (Figura 1). Existem diversos outros parâmetros importantes para se caracterizar a qualidade da água, mas estes são alguns importantes e que podem ser medidos de forma prática e rápida com a sonda.

Figura 1 – Vista dos sensores usados na sonda multiparâmetros para coleta de dados na água do mar.

As sondas normalmente são usadas para campanhas de coleta de dados pontuais, ou seja, alguns pontos ao longo de um curto período e também para coleta contínua de dados em um ponto de interesse. O Estado de Santa Catarina, através da Epagri, dispõe da rede de monitoramento ambiental que envia os dados para um banco de dados de ambientais (https://ciram.epagri.sc.gov.br/ciram_arquivos/site/doc310_bd_epagri.pdf). Durante o desenvolvimento de um projeto de pesquisa fomos capazes de conectar a sonda ao datalogger que gerencia nosso marégrafo do Sul da Ilha de Santa Catarina (https://ciram.epagri.sc.gov.br/litoral-online/) e assim enviar, além dos dados de maré, dados de qualidade de água para nossos servidores de forma contínua.

Estes dados servem para conhecer um pouco mais sobre as águas costeiras, identificar tendências dos parâmetros frente a eventos meteoceanográficos, ocorrência, por exemplo, de blooms de microalgas (Figura 2), aumento da quantidade de material em suspensão na água e mesmo fornecer séries temporais para serem usadas na validação de modelos hidrodinâmicos.

Figura 2 – Evento de crescimento de algas medidas com sensor da sonda para Ficoeritrina.

Para viabilizar bons resultados estas sondas devem ser calibradas regularmente. De forma simples, a calibração das sondas consiste em comparar as leituras dela com soluções de valores conhecidos e ajustar estes parâmetros na programação das sondas.
Observação: A Epagri não recomenda nenhum equipamento específico, existem diversas opções no mercado com vantagens e desvantagens específicas de cada marca.

Contato:

Luis Hamilton Pospissil Garbossa
E-mail: luisgarbossa@epagri.sc.gov.br