Projeto de pesquisa agrícola utiliza drone para coleta de imagens em SC

As perdas agrícolas, de modo geral, são associadas a eventos climáticos adversos, mas uma série de outros fatores podem estar ligados ou contribuir para a frustração de safras. A hipótese de pesquisa trata da possibilidade de identificar as reais causas de perdas na lavoura pelo uso e interpretação de imagens aéreas adquiridas por sensores multiespectrais e termais de alta resolução embarcados em VANTs. O conhecimento da variabilidade espacial das características da lavoura, pode otimizar o processo de vistoria e melhorar a quantificação de perdas em áreas agrícolas.

Baseados nessas possibilidades, pesquisadores da Epagri em conjunto com a UFSC – Campus-Curitibanos, propuseram um projeto ao CNPq coordenado pela pesquisadora, Dra. Cristina Pandolfo, da Epagri/CIRAM.

Este projeto foi aprovado na Chamada CNPq 404759/2021-1, na área de Agronomia e conhecimento em Agrometeorologia, no qual foram aportados recursos para compra dos equipamentos. Por seu lado, a Epagri aportou recursos complementares, provenientes do projeto Zoneamento Agrícola em Santa Catarina, para a execução de metas de interesse dos setores produtivos.

Concluída a etapa de compra e configuração dos equipamentos, o projeto, que teve início em março de 2022, realizou as primeiras aquisições de imagens a campo em setembro deste ano, ação que se prolongará até 2024. Fazem parte dos estudos de caso iniciais, áreas experimentais com banana (Urussanga), mandioca (Jaguaruna) e maçã (Caçador).

As imagens provenientes do campo, serão sistematizadas e processadas com a finalidade da obtenção de um método para avaliação e vistoria de lavouras.

Figura 1. Equipamento a campo (EEU – nov/2022).
Fonte: Projeto VANT4 CNPq/Epagri- 2022.

Figura 2. Estudo de caso – banana (EEU – nov/2022).
Fonte: Projeto VANT4 CNPq/Epagri- 2022
Figura 3. Estudo de caso – maçã – sensor multiespectral (EECaçador – dez/2022).
Fonte: Projeto VANT4 CNPq/Epagri- 2022
Figura 4. Estudo de caso – maçã – sensor termal (26 a 56ºC – azul a vermelho) (EECaçador – dez/2022).
Fonte: Projeto VANT4 CNPq/Epagri- 2022

Contato:

Cristina Pandolfo
E-mail: cristina@epagri.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-5134