Projeto de pesquisa avalia o uso de VANT para o mapeamento do solo

De forma geral, os agricultores desconhecem a variabilidade espacial do solo, por exemplo como os teores de argila, silte e areia variam ao longo do talhão, e empregam as mesmas práticas de manejo em toda área. Em situações de limitação hídrica, as perdas em produtividade são agravadas quando essa variabilidade não é considerada.

A Epagri/Ciram coordena o projeto de pesquisa “Uso de imagens multiespectrais de VANT e radiometria no mapeamento do solo” financiado com recursos próprios.

O projeto de pesquisa explora o uso de imagens obtidas por sensores multiespectrais (na região do vis-NIR) embarcados em veículos aéreos não tripulados (VANTs ou Drones) para mapeamento do solo. Esta abordagem permitirá uma avaliação científica da integração de tecnologias da Agricultura 4.0 com dados multiespectrais para monitorar os riscos de perdas agrícolas causadas pela variabilidade do solo em lavouras catarinenses (Figura 1).

Espera-se com essa integração obter resultados mais precisos e mais rápidos no mapeamento da variabilidade do solo quando comparado com as técnicas convencionais favorecendo a adoção de manejo diferenciado por talhão.

Figura 1. Ortomosaico de imagens (superior) e fotografia (inferior) na área de sobrevoo e coleta de amostras de solo na fazenda da Estação Experimental da Epagri de Lages. Foto: CNPq 404759/2021-1/EPAGRI, 2022.


O projeto promove a geração e o compartilhamento de conhecimento científico e de inovação entre centros de pesquisa da Epagri. A equipe do projeto é formada por pesquisadores do Ciram, das Estações Experimentais da Epagri de Urussanga e de Lages. A Universidade Federal de Santa Catarina – Campus de Curitibanos e a empresa Monte Verde Ltda especializada no uso de drones na agricultura, são parceiros do projeto.

Em outubro e novembro deste ano foram realizadas saídas de campo em unidades da Epagri localizadas em Jaguaruna, Urussanga e Lages para realizar os primeiros voos e coletar as amostras solos (Figuras 2 e 3).

Figura 2. Amostragem do solo com os diferentes alvos no campo.
Figura 3. Área com cultivo de mandioca no Campo Experimental da Epagri de Jaguaruna. Foto: EPAGRI, 2022.


Os dados espectrais das amostras de solo serão lidos em um espectrorradiômetro (na região do vis-NIR) do laboratório da UFSC- Curitibanos como referência do comportamento espectral do solo e os voos serão realizados pela empresa Monte Verde Ltda com um VANT DJI Phantom 4 RTK multiespectral e pela EPAGRI com um VANT DJI Matrice 300 RTK multiespectral e termal adquirido com recursos do CNPq 404759/2021-1.

Contato:

Elisângela Benedet da Silva
E-mail: elisangelasilva@epagri.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-5176