Tecnologia LiDAR embarcada em drone passa a ser testado na Epagri para estimativa da biomassa aérea

O uso de equações alométricas (relações de escala para atributos morfológicos, como altura e diâmetro de planta), é um dos métodos utilizados para estimar a biomassa florestal e encontra, nas medições LiDAR um aliado, o qual gera informações utilizadas para calibração e validação dos modelos em escala regional. Um equipamento com sistema LiDAR (Light Detection and Ranging) utiliza pulsos laser, que são emitidos e recebidos, podendo gerar uma nuvem de pontos tridimensional dos objetos-alvo.

Com equipamentos provenientes de projetos de pesquisa apoiados e adquiridos com recursos do CNPq 404759/2021-1 e Epagri, a Epagri/CIRAM executa em conjunto com a Estação Experimental de Canoinhas, a ação “Avaliação da biomassa aérea em caíva melhorada com missioneira-gigante”. As primeiras coletas de imagens com o sensor LiDAR foram realizadas no final do mês de novembro deste ano.

Figura 1. Equipamento a campo. Drone e LiDAR.
Fonte: Projeto VANT4 CNPq/Epagri- 2022.

Figura 2. Foto obtida a 80m de altura – Parcial da área experimental em Canoinhas.
Fonte: Projeto VANT4 CNPq/Epagri- 2022.

As imagens provenientes do campo, serão sistematizadas e processadas com a finalidade da obtenção de dados para quantificação da biomassa arbórea dessas áreas experimentais.

Vídeo1. Processamento de imagens. Nuvem de pontos LiDAR.
Fonte: Projeto VANT4 CNPq/Epagri- 2022

Momento curiosidade:

Figura 3. Expressão de curiosidade do animal ao visualizar e ouvir o drone voando.
Fonte: Projeto VANT4 CNPq/Epagri- 2022.

Contato:

Cristina Pandolfo

E-mail: cristina@epagri.sc.gov.br

Telefone: (48) 3665-5134