Epagri colhe frutos do investimento na manutenção preventiva das estações maregráficas

A rede maregráfica da Epagri completou no início de 2022 uma década de monitoramento contínuo da altura da maré na costa de Santa Catarina. Em janeiro de 2012 foi instalado uma estação maregráfica no Sul da Ilha de Florianópolis, registrando a altura da maré a cada 15 minutos (Fig. 01). Hoje, a Epagri dispõe de uma rede composta por 10 estações maregráficas ao longo de toda costa Catarinense, registrando a altura da maré a cada 5 min (12 leituras/hora). Os dados de monitoramento da maré podem ser acessados em tempo quase real por todos os interessados gratuitamente através do sítio Litoral Online (clique aqui).

Figura 01. Marégrafo no Sul da Ilha de Florianópolis (ilha de Santa Catarina) é o mais antigo da rede maregráfica da Epagri com 11 anos de monitoramento da maré. (Foto: Matias Boll)

Dispor de séries de dados com o menor número de falhas possível é uma condição fundamental para o monitoramento ambiental de sucesso. De outra forma, séries com muitas falhas acabam se tornando uma matéria prima de pouco valor para a pesquisa. Especialmente para o estudo e cálculo das constantes harmônicas e para fazer uma estimativa dos valores máximos e mínimos que a maré pode alcançar em determinado ponto da costa, o ideal seria dispor de pelo menos 20 anos de dados com o mínimo de falhas possível.

Com o intuito de reduzir ao máximo o número de falhas, a Epagri vem tomando algumas iniciativas simples que estão dando resultado. Entre estas está a definição de um calendário de visitas de manutenção preventivas a cada uma das estações maregráficas com periodicidade não superior a 120 dias.

No ano de 2022 foram quase 50 dias (49) dedicados exclusivamente a manutenção das estações maregráficas da Epagri operando na costa de Santa Catarina. Em 28 viagens, totalizamos 12.502 quilômetros, o equivalente a mais de 25 viagens de Sul a Norte no Litoral de Santa Catarina pela BR-101. Nesse período visitamos 64 estações, perfazendo uma média de 2,3 estações por viagem, ou 1,3 estações por dia de viagem (Fig. 02).

O resultado deste esforço contínuo de toda a equipe (pesquisa, campo, TI e administração) na manutenção preventiva já está dando frutos. A Epagri espera terminar o ano de 2022 com uma eficiência média geral de armazenamento no banco de dados acima de 99% para as séries de dados da altura da maré.

Figura 02. Técnico da Epagri em visita de manutenção preventiva à estação maregráfica da Epagri no Porto de Itapoá/SC (Foto: Matias Boll)

Contato:

Matias Boll

E-mail: matias@epagri.sc.gov.br