Previsão da Temperatura da Superfície do Mar (Tsm)

A Epagri/Ciram está disponibilizando a previsão de temperatura da água do mar (TSM) nos pontos de monitoramento da maré e da temperatura da água.

Os pontos que possuem a medição de temperatura da água na rede de monitoramento maregráfica da Epagri e que apresentam a previsão para esta variável são: Passo de Torres, Laguna, Imbituba, Sul da Ilha, Balneário Camboriú e Itapoá.

Os dados para a previsão da TSM são obtidos do sistema operacional de previsão e análise global do oceano fornecido pela União Europeia através do Copernicus (https://marine.copernicus.eu/). A temperatura apresentada no gráfico se refere a camada superior de um modelo 3D com resolução horizontal de 1/12 de grau atualizado diariamente.

Através da TSM é possível conhecer um pouco mais sobre o comportamento das massas de água da nossa costa. Estas informações apoiam, por exemplo, pescadores e oceanógrafos na tomada de decisão sobre suas atividades. Ademais, estes dados são usados como forçantes da fronteira aberta para a modelagem hidrodinâmica da Costa de Santa Catarina. No caso dos gráficos de temperatura é possível verificar a diferença entre os valores medidos in loco e os previstos pelos modelos.

Além disso, essas informações podem ser usadas para a escolha da praia pelo veranista e da roupa adequada para os esportes náuticos uma vez que é fornecida a temperatura da água do dia e para os próximos.

As informações da previsão e de medição da temperatura da água são encontradas em https://ciram.epagri.sc.gov.br/litoral-online/ clicando sobre o ponto desejado da estação maregráfica. Tem gráfico diário e 5 dias.

Contato:

Luis Hamilton Pospissil Garbossa e Argeu Vanz.
E-mail – luisgarbossa@epagri.sc.gov.br
E-mail – argeuvanz@epagri.sc.gov.br