Projeto Cultivando Água Rio Piçarras promove troca de experiência entre Agricultores

Durante a execução do Projeto Cultivando Água do Rio Piçarras, muitas dúvidas e questionamentos foram feitos pelos agricultores de Barra Velha e Balneário Piçarras sobre o projeto e a forma de pagamento por serviços ambientais.

Para esclarecer estas dúvidas, a equipe municipal de extensão da Epagri e membros do projeto, mobilizaram agricultores, sindicatos rurais e pessoas das Secretaria Municipais da Agricultura para uma troca de experiência entre os produtores rurais.

Este encontro ocorreu no último dia 08 de dezembro, no Centro Comunitário de Medeiros, em Barra Velha, a partir das 19 hs. Para esta conversa, o colega da Epagri de Camboriú, o Técnico Agr. Oderlei Marcio Anschau fez uma pequena apresentação sobre a experiência em Camboriú sobre o aluguel de áreas agrícolas da rizicultura pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) de Balneário Camboriú.

Em seguida, o produtor rural, Sr. Wanderley Merenciano, realizou um relato detalhado sobre o pagamento, a forma, o valor e os resultados alcançados em participar do projeto em parceria com a EMASA. Respondeu várias perguntas dos produtores de Barra Velha e Balneário Piçarras, esclarecendo suas dúvidas.

Em seguida, a Dr. Micheli Simas Silva, advogada dos produtores rurais de Camboriú, explanou sobre as questões legais desta parceria com a EMASA. Estas questões ficaram ainda mais claras e objetivas para os produtores rurais. Na oportunidade foram realizadas diversas perguntas sobre questões de contrato, direito e deveres entre as partes, esclarecendo que existe uma parceria construída de forma transparente.

Segundo o pesquisador e coordenador do Projeto PCA Rio Piçarras, Guilherme Miranda, “o objetivo do encontro foi alcançado, pois somente com a troca de experiência entre agricultores e pessoas que participaram da parte operacional do projeto em Camboriú, podem esclarecer as dúvidas que os produtores de Barra Velha e Balneário Piçarras tem sobre o tema”. Segundo ele, os questionamentos não acabaram, existem outras questões que precisam ser esclarecidas, porém com transparência e confiança entre as partes. Por fim, todos os convidados se confraternizaram num belo jantar promovido pelo projeto, para unir cada vez mais os parceiros entre os agricultores, CASAN e a Epagri.

Guilherme Xavier de Miranda Junior

E-mail: gmiranda@epagri.sc.gov.br