Tábua de maré para os pescadores

A maré é uma variável importante para quem utiliza o mar para sua sobrevivência e lazer.

Iniciado em 2021 com uma proposta de aproximação da extensão e pesquisa da Epagri, a confecção das tábuas de marés anual para os pescadores disponibilizadas na página do Ciram (https://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php/tabua-de-mares/) e impressas deve se manter como uma ação permanente.

Tábua de maré impressa

Embora hoje tudo está on-line e disponível, em algumas situações o papel ainda é usado e necessário, no caso das tábuas de maré.
No caso das tábuas de maré, a extensão da Epagri solicitou ao Ciram a impressão para facilitar o trabalho e divulgação dessa informação, por não dispor de impressoras coloridas e papel diferenciado na maioria dos escritórios municipais.

As características principais das tábuas impressas são: papel A4 diferenciado (couche fosco 120g), fase da lua, mês, data, hora e a altura da maré. Para facilitar a visualização do comportamento da maré, foi acrescentado triângulos vermelhos para subida e azuis descida da maré.

Para o ano de 2023 foi solicitado e impresso pelo Ciram 3500 cópias (frente e verso) distribuídas pelos 10 pontos de monitoramento contínuo da maré pela Epagri e outros, (Barra do Sul e Barra Velha) onde foram obtidos dados por um tempo possibilitando prever e confeccionar as tábuas para estes locais.

Contato:

Argeu Vanz
E-mail – argeuvanz@epagri.sc.gov.br