Recorde de Precipitação em 15 minutos em Concórdia/SC

Na noite de 18 de janeiro de 2023, ocorreu na cidade de Concórdia um evento extremo de chuva, atingindo os bairros Industriários, Petrópolis, Santa Cruz, Imperial, Nações e Centro.

Na estação hidrológica Centro-Jusante na Rua Orestes Farina, foi registrado uma precipitação de 37,4 mm às 19:15hs em 15 minutos. Esta intensidade de precipitação é considerada um recorde nos aproximados 10 anos de registros da Epagri/Ciram para o município de Concórdia.

Segundo o pesquisador de hidrologia Guilherme Miranda da Epagri/Ciram, “Até este momento, nunca tinha sido registrada uma intensidade tão elevada de chuva. De acordo com o histórico, o maior valor registrado até então era de 26 mm em 15 minutos, ocorrido no dia 10/01/2020 às 18:15 hs. A chuva registrada no dia 18 pode ser considerada como um evento extremo e muito raro de ocorrer, pois a recorrência deste fenômeno é acima de 135 anos segundo cálculos estatísticos históricos realizados para o município de Concórdia.”

Neste sentido, demonstra a importância de realizar a coleta de informações ambientais, para prevenir e minimizar os efeitos dos eventos extremos, além de realizar projetos adequados a esta nova realidade hidrometeorológica.

Este trabalho de monitoramento hidrológico na Bacia do Rio Queimados ocorre desde 2013, em parceria entre a Prefeitura Municipal de Concórdia e a Epagri. São 06 estações hidrológicas instaladas ao longo da bacia, tanto na parte montante da barragem de contenção de enchentes no Parque de Exposição da cidade, quanto na área central do município. Os dados coletados de chuva e nível dos rios são transmitidos a cada 15 minutos e processados na Epagri/Ciram para auxiliar a Prefeitura Municipal e a Defesa Civil Municipal a tomar decisões para garantir a segurança da população do município.

Segundo Miro Toldo, responsável pela Defesa Civil Municipal de Concórdia, “o acompanhamento em tempo real do aplicativo de monitoramento do nível da barragem, foi fundamental para que fossem fechadas as comportas e evitando maiores transtornos à população. Os alagamentos ocorridos foram decorrentes do entupimento das bocas de lobo, devido ao lixo deixado nas calçadas minutos antes da sua coleta e da chuva ocorrer. A retenção de água na barragem foi fundamental para termos um baixo nível do canal do rio dos Queimados, pois possibilitou a drenagem na parte central da cidade no momento dos alagamentos.

Para acompanhar este trabalho de monitoramento no Rio dos Queimados basta acessar o link: https://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php/serv-queimados-projeto/

Guilherme Xavier de Miranda Junior e Kellen Martarello

E-mail: gmiranda@epagri.sc.gov.br e kellenkruscinski@epagri.sc.gov.br