Epagri lança primeira versão do MOHIDSC, o modelo hidrodinâmico operacional da costa de Santa Catarina

A Epagri realiza o monitoramento contínuo do nível do mar e da temperatura da água em vários pontos da costa de Santa Catarina que podem ser vistos no site do Ciram – Soluções Litoral. Estas informações vêm ajudando no desenvolvimento de projetos de pesquisa de universidades, estudos e trabalhos com estruturas costeiras, preenchimento de praias, operação portuária, turismo e estudos ambientais de empresas de saneamento.

Agora a Epagri dá mais um passo no desenvolvimento e disponibilização de ferramentas extremamente úteis para diversas aplicações em regiões costeiras. A Epagri operacionalizou a aplicação de um modelo hidrodinâmico da costa de Santa Catarina com detalhamento do entorno da baía da Ilha de Santa Catarina.

Os sistemas de modelagem hidrodinâmica são ferramentas fundamentais para apoiar atividades marítimas e a gestão da costa. Com eles é possível ir além do monitoramento feito em locais específicos e prever, para qualquer local, diversas informações sobre as condições do mar. Eles pode ser usados para prever correntes, nível do mar, eventos extremos, impactos ambientais e mais! Podem ser usados, inclusive, para predizer a área de contaminação por rios poluídos, a localização de barcos à deriva ou até mesmo o destino de plumas de derramamento de óleo.

Nesta primeira etapa estamos realizando o cálculo de correntes, nível do mar, temperatura entre outros parâmetros que são a base para as atividades mencionadas anteriormente. Os primeiros resultados do modelo podem ser visualizados na página dos “Marégrafos” no qual agora dispomos, além da já tradicional maré medida e previsão de maré astronômica, a previsão do nível do mar com a componente meteorológica como pode ser visto pelas linhas laranjas, a qual leva em consideração os efeitos meteorológicos no comportamento do mar. Assim podemos saber com antecedência da ocorrência de marés muito baixas que podem causar problemas à navegação ou de marés extremamente elevadas que podem gerar problemas para cidades costeiras.

Para executar este modelo a Epagri conta com um computador muito potente com mais de 45 processadores e 200 Gb de RAM o qual faz milhões de cálculos por segundo e consegue preparar os resultados para toda a costa de SC e do PR em menos de 5 horas! O modelo usado foi desenvolvido pela Universidade de Lisboa, dentro do MARETEC e é denominado de MOHID.

Esta conquista do Estado de Santa Catarina só foi possível pelo esforço de diversas pessoas e instituições que contribuíram com trabalho ou dados. Entre elas podemos citar a UFSC, a UFPR, o projeto BSO, o projeto Geoglows, o Copernicus Marine Service, o Maretec-IST e o CPTEC/INPE.

Nos próximos dias iremos acompanhar os resultados do modelo para avaliar seu comportamento e realizar ajustes. Ao longo das próximas semanas serão disponibilizadas outras formas de visualização dos resultados do modelo como, por exemplo, a visualização das correntes na costa de Santa Catarina, a variação do nível do mar em qualquer ponto de interesse chegando até mesmo a previsão da distribuição de contaminação nas baías da Ilha de SC. A intenção é unir esforços com outras instituições para que Santa Catarina avance no desenvolvimento desta ferramenta de modelagem para atender aos mais diversos fins. Esta ação também é uma das formas que o Estado de SC, através da EPAGRI, contribuir com a Década do Oceano.

A animação representa a variação de maré na costa de SC no início de janeiro de 2023.
A animação mostra as correntes marinhas atuando na costa de SC no início de janeiro de 2023.

Contato:

Luis Hamilton Pospissil Garbossa

E-mail – luisgarbossa@epagri.sc.gov.br