Dúvidas sobre o calor

O calor intenso dos últimos dias em SC tem causado alguns questionamentos e os meteorologistas da Epagri/Ciram tiram suas dúvidas.

O que é índice de calor?

É oefeito da umidade relativa sobre a temperatura aparente do ar. Simplificando, é uma medida para definir qual a intensidade do calor que uma pessoa sente, variando em função da temperatura e da umidade do ar. As pessoas têm o suor como mecanismo de perda de calor, evaporando com o calor da pele e, assim, reduzindo sua temperatura. A água em forma de vapor, no ar, reduz a taxa de evaporação do suor da pele e, assim, faz com que uma pessoa sinta mais calor em um ambiente com umidade relativa elevada do que outra pessoa em um ambiente seco de mesma temperatura. No site da Epagri/Ciram dá para calcular o índice de calor (Índice de Calor e Sensação Térmica – EPAGRI/CIRAM ), colocando a temperatura e a umidade relativa do ar observada no mesmo horário (EPAGRI/CIRAM – AGROCONNECT).

Por que a temperatura que se observa nos termômetros de rua e de carro não é a oficial?

Os termômetros de ruas estão expostos ao sol, vento, asfalto e muitas vezes no meio de prédios e construções em geral, o que aumenta muito a temperatura observada. Nos carros, o calor fica armazenado e, normalmente, os termômetros também vão marcar temperaturas mais altas. 

Como é feita a observação de dados meteorológicos de temperatura dentro dos padrões recomendados?

A OMM (Organização Mundial de Meteorologia) estabeleceu alguns critérios, padrões e recomendações para instalação de estações meteorológicas e leitura dos instrumentos. Estes procedimentos são adotados de maneira oficial no mundo inteiro, possibilitando uma conformidade nos dados meteorológicos observados, em qualquer parte do planeta.

Os abrigos meteorológicos são estruturas onde os instrumentos meteorológicos ficam dispostos para que as intempéries e a ação dos raios solares, diretos ou refletidos, não interfiram tanto na medição dos instrumentos. Quando o assunto é “recorde” de temperatura máxima ou mínima, comumente escutamos “temperatura medida na sombra”. Pois bem, esta “sombra” a qual nos referimos é justamente o abrigo meteorológico.

Os abrigos, geralmente de madeira, têm persianas duplas em todas as faces, que permitem uma pequena circulação de vento no interior do mesmo e ficam instalados a cerca de 1,20 m do solo. Esta estrutura é pintada na cor branca, para reduzir o superaquecimento provocado pela radiação solar, pois a cor branca tem elevado grau de refletividade e, com isso, reduz-se o aquecimento interno excessivo dos instrumentos. Medições de temperatura do ar máxima e mínima devem ser feitas à sombra, evitando chuva, vento e outros fenômenos adversos.

Gilsânia Cruz e Laura Rodrigues – Meteorologistas (Epagri/Ciram)