Epagri/Ciram monitora o estresse em Bovinos de leite por altas temperaturas e umidade do ar

Para avaliar o estresse por calor em bovinos de leite e tomar medidas específicas para minimizar o desconforto dos animais, a Epagri/Ciram está disponibilizando o índice de estresse (ITH), baseado na temperatura e umidade relativa do ar. As faixas de “conforto” servem como uma referência para as granjas leiteiras. A iniciativa foi desenvolvida no âmbito do projeto estadual “Efeito do Estresse Térmico por Calor em Vacas Leiteiras” da Epagri em cooperação com a UDESC, iniciado em 2023. O projeto é coordenado pelo pesquisador da Epagri Gerson Conceição.

Sob estresse de calor, os bovinos tentam liberar calor através do aumento da respiração (resfriamento evaporativo). A frequência respiratória aumenta muito acima da faixa fisiológica normal (perigo de alcalose respiratória: isso leva a uma interrupção da relação ácido-base, o que pode resultar em maior suscetibilidade a doenças.). Para reduzir o calor do próprio corpo, a vaca come menos; isso também reduz a produção de leite. A vaca bebe mais, cerca de 1 kg a mais de água para cada aumento de um grau na temperatura. A temperatura corporal aumenta em geral (hipertermia). Devido ao aumento da temperatura corporal e aumento relacionado ao estresse na concentração de cortisol no sangue, o desempenho reprodutivo é reduzido (ciclos anormais, fertilidade reduzida, aumento da mortalidade embrionária). Ocorre também a mudança de comportamento. Os animais buscam locais mais confortáveis, com tempos de repouso reduzidos, pois ao deitar ocorre uma redução na área de superfície corporal disponível para dissipação de calor.

Os cinco níveis de estresse são gerados a cada hora, para todo o Estado através de aproximadamente 200 estações meteorológicas que compõem a rede de monitoramento da Epagri CIRAM. O acesso aos índices climáticos de previsibilidade do stress por altas temperaturas e umidade relativa do ar está disponível na plataforma de monitoramento denominada AGROCONNECT em: Atividade Agropecuária: Bovinos. https://ciram.epagri.sc.gov.br/agroconnect/

Conforme Hamilton Vieira e Joelma Miszinski, responsáveis por implementar este índice, esta funcionalidade do AGROCONNECT será mais uma “ferramenta” de auxilio aos agricultores para a tomada de decisão.

Contato:
Hamilton Justino Vieira
E-mail: vieira@epagri.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-5006