Pesquisa da Epagri usa tecnologia para medir velocidade de deslocamento da água na baía de Florianópolis

Pesquisadores da Epagri/Ciram realizaram na segunda semana de março ensaios com derivadores de GPS na baía da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis. O objetivo é medir a velocidade de deslocamento da água para gerar dados para o projeto Base tecnológica para zoneamento integrado ambiental da maricultura, desenvolvido com recursos próprios.

Dados gerados nos ensaios vão validar modelo hidrodinâmico (Fotos: Divulgação/Epagri)

Luis Hamilton Pospissil Garbossa, pesquisador da Epagri/Ciram e coordenador do projeto, explica que os dados gerados nos ensaios serão utilizados como fonte adicional para validar o modelo hidrodinâmico da baía, que está sendo desenvolvido dentro do projeto de pesquisa. “Além da validação de modelos numéricos, as informações geradas pelos derivadores de GPS são essenciais para diversas aplicações, como navegação, monitoramento ambiental e previsão de correntes”, explica.

Ajuda para localizar equipamentos

Os ensaios foram realizados em dois dias. “Os derivadores são lançados ao mar e, enquanto são levados pela correnteza, suas coordenadas são registradas de forma contínua”, descreve Garbossa. Ele conta ainda que “infelizmente, durante os ensaios, foram perdidos três equipamentos, pois eles pararam de transmitir os dados”.

Por isso, os pesquisadores pedem ajuda da comunidade. “Caso encontre esses derivadores, é importante entrar em contato e retorná-los para a Epagri, pois os dados armazenados por eles são muito importantes para a continuidade dos projetos de pesquisa”, apela Garbossa. Ele pode ser contatado pelo fone (48) 3665-5162 ou pelo e-mail luisgarbossa@epagri.sc.gov.br.

Três equipamentos como este foram perdidos e os pesquisadores pedem ajuda da comunidade para localizar

Os derivadores com GPS usados nos ensaios estão sendo desenvolvidos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) com objetivo de aprimorar um equipamento de baixo custo. Como o equipamento está em fase de aprimoramento, se houver nova rodada de ensaios em Florianópolis, ela deve acontecer somente no segundo semestre, avalia Garbossa.

Luis Hamilton Pospissil Garbossa
E-mail: luisgarbossa@epagri.sc.gov.br