Troca de experiência entre técnicos da Sala de Situação da ANA

No último dia 05/04/2023, esteve visitando as instalações da Epagri/Ciram a Coordenadora da Sala de Situação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) do Estado do Acre, a Engenheira Florestal Ylza Lima. A visita da coordenadora teve como objetivo conhecer as instalações e a forma que trabalha a equipe da Sala de Situação da ANA em Santa Catarina.

No Estado do Acre, a Sala de Situação da ANA está instalada na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (SEMAPI) no Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (CIGMA). A equipe do Acre realiza um relatório diário sobre o monitoramento hidrometeorológico das 23 estações instaladas, além do boletim diário de previsão do tempo.

Esta agenda foi intermediada pela Secretária Julie Messias da SEMAPI do estado do Acre, que mediante contato com a Sra. Sheila Meirelles, Presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), que nos encaminhou ao Presidente da Epagri, Eng. Agr. Dirceu Leite, que se colocou à disposição para realização da agenda na instituição.

Durante a visita, foi apresentado a estrutura física e operacional da Epagri/Ciram, o sistema de coleta e qualificação dos dados, os Sistemas Rios On-Line, Agroconnect e Litoral On-Line e o processo de gestão e operação da rede de estações hidrometeorológicas da Epagri e das instituições parceiras como a ANA, INMET, CASAN, Portos entre outras.

Na oportunidade foi apresentado o processo de operação da Sala de Situação de Santa Catarina e o protocolo de monitoramento de eventos extremos entre o setor de hidrologia e de previsão de tempo da Epagri/Ciram.

Para a Coordenadora da Sala de Situação do Estado do Acre Ylza Lima “Visitar a Sala de Situação é uma oportunidade de troca de experiência e intercâmbio entre as equipes de Salas de Situação do Programa PROGESTÃO sob responsabilidade de Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). A visita proporcionou a oportunidade de conhecer o gerenciamento das redes de monitoramento, sistemas de monitoramento Hidrológico gerenciados com excelência pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/ Ciram). Esperamos que tudo isso possa agregar ao nosso trabalho do dia a dia e em futuros projetos em parceria. Agradeço a toda equipe e em especial ao Sr. Guilherme Miranda e Sra. Kellen Martarello pela recepção e apresentação dos trabalhos desenvolvidos na Epagri frente à temática no órgão”.

Segundo o coordenador da Sala de Situação de Santa Catarina, pesquisador de Hidrologia Guilherme Miranda, “a visita de técnicos de outro estado na Epagri é importante para o desenvolvimento contínuo de nossas atividades, pois a troca de experiência proporciona um aprimoramento das atividades desempenhadas pela equipe da Sala de Situação e um processo contínuo de aprendizagem.”

Esta troca de experiência entre as instituições que operam as Salas Estaduais de Situação está prevista no Acordo de Cooperação Técnica entre ANA e Epagri que ocorreu anualmente, antes da pandemia, em Brasília. Com o retorno normal das atividades nas instituições, acreditamos que a troca de experiência continue a ocorrer, seja virtual ou presencial, para o aprimoramento dos processos estaduais na gestão de eventos hidrológicos extremos de secas e enchentes no Brasil.

Guilherme Xavier de Miranda Junior

E-mail: gmiranda@epagri.sc.gov.br