Meteogramas: nova ferramenta da Epagri/Ciram para o usuário

A partir desta quarta-feira (14/06), a Epagri/Ciram disponibiliza uma nova ferramenta de previsão do tempo (link): meteogramas com previsão horária da quantidade de chuva ou neve, temperatura mínima, instantânea e máxima, pressão atmosférica, direção, velocidade média e rajada máxima de vento (Figura 1). Os meteogramas, para um período de cinco dias e para cada um dos 295 municípios de Santa Catarina (SC), informam a previsão de nebulosidade em cada hora, com detalhamento dos diferentes tipos de nuvem (alta, média e baixa) e os ícones de tempo, simbolizando uma hora do dia ou da noite com céu claro ou encoberto com chuva, por exemplo.

A outra forma de visualização da previsão do tempo (Figura 2) é um resumo da informação do dia. Nesse caso, além do ícone do tempo, previsão de temperatura mínima e máxima, vento e quantidade de chuva, fica disponível a probabilidade de ocorrência da chuva do dia, que varia de 0 a 100%.

A previsão dos meteogramas é atualizada diariamente no site da Epagri/Ciram, no início da manhã e de forma automatizada, a partir de dados gerados por dois modelos meteorológicos de previsão do tempo, GFS e WRF, que devem ser selecionados pelo usuário. Tais modelos podem ter prognósticos parecidos, o que ocorre na maioria das vezes, ou mesmo distintos. Mais informações sobre os modelos atmosféricos, direção de vento e probabilidade de chuva estão disponíveis no site, junto às previsões.

Figura 1 – Meteograma com previsão horária de temperatura, nebulosidade, chuva, vento e pressão atmosférica para Florianópolis, a partir do modelo GFS/NOAA.

Figura 2 – Previsão diária de temperatura, vento e chuva (quantidade e probabilidade) para Criciúma, a partir do modelo GFS/NOAA.

Laura Rodrigues e Marcelo Martins – Meteorologistas (Epagri/Ciram)