Ciclone extratropical provoca chuva de quase 300 mm em Praia Grande, Litoral Sul de SC

Chove em SC, desde o último domingo (11/06), devido a passagem de uma frente fria, a influência de um cavado (área de baixa pressão) em níveis médios e altos níveis da atmosfera, e a formação de um ciclone extratropical bem próximo do litoral norte do RS e sul de SC no dia 15/06, afastando-se lentamente para o oceano nesta sexta-feira (16/06).

O ciclone provocou chuva em todas as regiões de SC, mais persistente e com totais mais altos no Litoral (Figura 1). Pode-se observar valores em torno de 100mm e acima no Litoral, com destaque para o município de Praia Grande, no Litoral Sul, com 290mm (Figura 1) e inúmeros prejuízos. A média mensal de precipitação para o Litoral, no mês de junho é de 100mm, ou seja, choveu em 24 e 48h o esperado para junho inteiro na região da Grande Florianópolis e quase o triplo em Praia Grande. Na Figura 2 observa-se o acumulado de chuva desde o domingo (11/06), com valores elevados e dentro do previsto, como foi divulgado nos avisos meteorológicos durante a semana.

Além da chuva, o ciclone extratropical provocou e ainda provoca vento forte no Planalto Sul e Litoral de SC (ver Aviso) e deixa o mar muito agitado a grosso (Aviso).

Figura 1 – Acumulado de chuva entre às 14 h do dia 14 e 16/06.

Figura 2 – Acumulado de chuva entre às 14h do dia 11 e 16/04..

Marcelo Martins e Gilsânia Cruz- Meteorologistas (Epagri/Ciram)

Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários, na página da Epagri/Ciram e redes sociais. Procure sempre as informações em sites oficiais.

Epagri/Ciram no Facebook e @epagriciram no Twitter .