Epagri, ACMET e Defesa Civil participaram de workshop sobre o El Niño 2023/2024

Na ultima segunda-feira dia 31/07/2023 foi realizado o Workshop sobre o El Niño 2023/2024 “Seus impactos no Sul do Brasil” realizado nas dependências do CIGERD (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres) da Defesa Civil de Santa Catarina, no bairro de Capoeiras, em Florianópolis.

O evento teve a sistemática híbrida com 70 ouvintes de forma presencial e mais 200 ouvintes na modalidade online, transmitida via YouTube, e foi Organizado pela ACMET (Associação Catarinense de Meteorologia). O encontro teve diversas atividades interativas, como palestras, mesas redondas, relato de experiências de profissionais que atuam em grandes eventos passados de El Niño no Estado, reunião técnica, elaboração e apresentação de relatório e discussão sobre o tema.

Dentre inúmeros temas apresentados, houve palestras sobre gerenciamento de riscos, gestão de recursos hídricos, sistemas de monitoramento e alerta, mapeamento de risco, perigos costeiros, geoprocessamento e sensoriamento remoto, riscos geológicos, oceanográficos e meteorológicos.

O Workshop foi composto grupos por três grupos temáticos:

O científico, com participação da renomada pesquisadora Alice Grimm da Universidade Federal do Paraná. Grimm apresentou os resultados recentes de estudos sobre o fenômeno. Além da pesquisadora, o grupo também teve a participação ilustre dos Professores Dr. Reinaldo Haas, Dr. Wendel Farias e Dr. Renato Ramos, todos da Universidade Federal de Santa Catarina.

O comitê de impacto do fenômeno com a participação de Reinaldo Kneib, previsor do Simepar (Sistema de Meteorológico do Paraná), a previsora Elen Pelissaro do CIGERD, além do meteorologista-chefe da operação do setor de Previsão do Tempo e Monitoramento Felipe Theodorovitz, também do CIGERD. Compôs o comitê a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz.

O comitê de divulgação das informações foi desenvolvido por o prof. Dr. Mário Quadro do IFSC, Roseli Oliveira, meteorologista presidente da ACMET e Marcelo Martins, previsor do tempo da Epagri/Ciram. Este grupo foi responsável pela discussão e elaboração do documento com as recomendações e sugestões desenvolvidas no workshop. O documento será disponibilizado e atualizado periodicamente nos portais da ACMET e EPAGRI/ElNiño.

Autoridades da UFSC, IFSC, ACMET, Defesa Civil de SC e o Gerente da Epagri/Ciram, Luis Hamilton Garbossa, participaram do evento, como mostra a Foto.

Vale ressaltar a inestimável participação da Metos Brasil, como patrocinadora com a presença de seu executivo Luciano Loman e da meteorologista Jade Ramos. do SIMEPAR (Sistema de Meteorológico do Paraná). APUSFC – SIndical e AGF (Agência Antigranizo de Fraiburgo).

Foto – Autoridades de diversas instituições no Workshop El Niño 2023/2024.

Marcelo Martins e Gilsânia Cruz – Meteorologistas da Epagri/Ciram