Projeto BaTZIngra Maricultura da Epagri conclui coleta de água salgada na Baía da Ilha de Santa Catarina após 26 campanhas de coleta de amostras

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) celebrou um marco importante em seu projeto “Base tecnologica para zoneamento integrado ambiental da maricultura” apelidado de “BaTZIngra Maricultura” com a conclusão bem-sucedida das coletas de água salgada em seis pontos distintos da Baía da Ilha de Santa Catarina. Essa etapa, que abrangeu um período de mais de um ano, envolveu 26 campanhas de coletas e totalizou mais de 4.000 quilômetros rodados.

O projeto tem entre seus objetivos aprofundar o conhecimento sobre a qualidade da água na Baía da Ilha de Santa Catarina, fornecendo dados valiosos para a avaliação do modelo hidrodinâmico de qualidade de água da região. Essa iniciativa é essencial para entender quão bem o modelo representa a realidade e para obter informações sobre a disponibilidade de nutrientes na baía.

Durante o período de coleta, a equipe do projeto enfrentou uma variedade de condições, incluindo marés altas e superbaixas, bem como águas calmas e agitadas na Baía da Ilha de Santa Catarina. Essa diversidade de condições permitirá uma análise mais abrangente e representativa dos dados coletados.

Entre os parâmetros analisados nas amostras de água estão a oxigênio dissolvido (OD), temperatura, salinidade, entre outros, medidos in loco com o uso de sonda multiparâmetros. Além disso, análises de laboratório foram conduzidas para determinar a concentração de clorofila-a, carbono orgânico total (COT) e sólidos totais.

Com os dados agora coletados, a equipe do projeto entrará na próxima fase, que envolve o processamento dessas informações para entender melhor a distribuição de compostos na baía e relacioná-los com os resultados do modelo hidrodinâmico de qualidade de água. Essa abordagem interdisciplinar e abrangente promete lançar luz sobre as complexas interações da Baía da Ilha de Santa Catarina.

O projeto BaTZIngra Maricultura destaca sincera gratidão à equipe que trabalhou incansavelmente ao longo do ano, garantindo a realização de duas campanhas de coleta cada mês. Esse esforço contínuo foi essencial para garantir o monitoramento da qualidade da água na Baía da Ilha de Santa Catarina, com a promessa de fornecer informações valiosas para a gestão sustentável da região e a maricultura.

Contato:

Luis Hamilton Pospissil Garbossa
E-mail: luisgarbossa@epagri.sc.gov.br