Defesa Civil de SC e Epagri celebram sucesso de parceria na previsão de eventos meteorológicos extremos

As chuvas de outubro e novembro causaram graves transtornos e trouxeram prejuízos para os catarinenses, mas o cenário poderia ter sido pior se a população e as autoridades não tivessem contado com as notas hidrometeorológicas emitidas em conjunto pela Epagri/Ciram e a Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina.

A cada previsão mais preocupante, meteorologista das duas instituições se reuniam para discutir os volumes esperados e os riscos representados para a população catarinense. Como resultado das reuniões, foram redigidas notas, alertando a sociedade e os decisores para perigos de ocorrências associadas à chuva intensa e volumosa, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

No dia 1 de dezembro o Coronel Luiz Armando Schroeder Reis, Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, conheceu as instalações da Epagri/Ciram, especialmente o setor de meteorologia. Ele foi recepcionado pelo presidente da Epagri, Dirceu Leite, que destacou que essa proximidade com a Defesa Civil foi um exemplo no enfrentamento das fortes chuvas. “Temos um só governo, o governo Jorginho Mello, e potencializar as parcerias é o grande mérito do nosso trabalho e foi o viés de sucesso para o enfrentamento desse processo tão penoso para Santa Catarina”, declarou na ocasião.

Papéis complementares

Coronel Armando lembrou que os papéis das duas instituições são complementares, num cenário em que a previsão de curto período fica por conta da Defesa Civil, enquanto que a previsão de médio e longo prazos, bem como a voltada para o setor agropecuário, é responsabilidade da Epagri/Ciram. “Eu quero aprofundar essa relação, agradeço não só em meu nome, mas em nome da minha equipe, por essa parceria, que com certeza é muito importante”, afirmou.

Luis Hamilton Pospissil Garbossa, pesquisador e gerente da Epagri/Ciram, disse que a parceria entre as instituições segue estreita. “As equipes estão sempre interagindo, e essa interação será sempre intensificada a cada previsão de ocorrência de eventos extremos”, detalhou.

Maria Laura Guimarães Rodrigues, coordenadora do setor de meteorologia da Epagri/Ciram, reforçou que a interação se dá na base das equipes, entre os profissionais que atuam diretamente na previsão do tempo. “Todos têm seus papéis, tendo em vista que, no final, o principal beneficiado deve ser o cidadão”, reforçou.