Epagri/Ciram monitora o estresse térmico na bovinocultura de leite

Frente aos desafios das mudanças climáticas, a Epagri em parceria com a UDESC, desenvolveu o Projeto Conforto Térmico, sob a coordenação do pesquisador Dr. Gerson Conceição, que permitiu a partir de dezembro de 2023, iniciarmos no estado de Santa Catarina, por meio da Epagri\Ciram, o monitoramento em intervalo de tempo horário de uma nova variável meteorológica denominada de Temperatura do Globo Negro, instalado no Sul do Estado em uma Plataforma de Coleta de Dados Automática, no município de Orleans na Granja França.

A temperatura de globo negro é obtida pelo termômetro de globo negro, instrumento que consiste em uma esfera oca, pintada externamente com duas camadas de tinta preta fosca para maximizar a absorção de radiação solar; em seu interior é instalado um termopar ou termômetro, para a leitura da temperatura.

O termômetro de globo negro indica, por meio do valor lido de temperatura, os efeitos combinados da energia radiante, temperatura e velocidade do ar, três importantes fatores que afetam o conforto térmico.

Esta nova variável monitorada, inicialmente, será utilizada para avaliar a temperatura radiante direta com a finalidade de determinar o risco de Estresse Térmico na Bovinocultura Leiteira do Estado.

Contato:

Gerson Conceição
E-mail: gconceicao@epagri.sc.gov.br