Nova funcionalidade na Plataforma Agroconnect:Pressão reduzida ao nível do mar

A Epagri já disponibiliza a pressão atmosférica do ar ao nível médio da estação meteorológica automática e agora passa a disponibilizar a pressão reduzida ao nível do mar no Agroconnect (https://ciram.epagri.sc.gov.br/agroconnect/), pois temos duas formas de apresentação da pressão atmosférica do ar: Pressão atmosférica do ar ao nível médio da estação meteorológica de superfície (medida) e a Pressão atmosférica do ar ao nível do mar (calculada).

As pressões atmosféricas de localidades diferentes, geralmente são reduzidas ao nível médio do mar, para podermos comparar os valores de pressão atmosférica do ar. Na atmosfera padrão, o valor da pressão ao nível médio do mar é 1013,25 hPa. Portanto, valores superiores a 1013,25 hPa são alta pressão e valores abaixo de 1013,25 hPa são baixa pressão.

A pressão reduzida ao nível do mar foi calculada pela equação proposta por WAN et al. (2007) e está em função da altitude e da temperatura do ar da estação meteorológica automática.

Figura 01. Pressão atmosférica do ar reduzida ao nível do mar para diferentes estações meteorológicas na Plataforma Agroconnect.

Contato:

Angelo Mendes Massignam
E-mail: massigna@epagri.sc.gov.br