Curiosidade: temperatura mínima e umidade mais baixa de 2023

A estação do inverno em Santa Catarina é lembrada pelo frio, intenso em alguns dias, e fenômenos como: nevoeiros, geada e episódios de neve, mais frequente no Planalto Sul. Na Figura 1 observa-se valores baixos de temperatura mínima ao longo do ano no Planalto Sul, inclusive no verão devido a altitude da região e perda de calor durante à noite. O registro foi feito em Urubici com altitude de 1.592 m, com a mínima de 1,4°C em fevereiro. A menor temperatura do ano de 2023 foi -6,8°C em Bom Jardim da Serra, registrada no mês de junho, com 1,790 m de altitude. Esse valor foi registrado no fim do outono e não no inverno, onde é mais comum ocorrer os menores valores de temperatura, em especial em julho que é o mês mais frio do ano segundo a climatologia. Nos meses de inverno, as menores mínimas ficaram em torno de 3°C abaixo de zero, o normal na região serrana são temperaturas mais baixas, porém, as massas de ar frio de origem polar foram escassas e mais fracas devido à atuação do fenômeno global El Niño, responsável pelo aumento da temperatura, ou seja um inverno mais quente do que o normal. Já, na primavera, o maior impacto do fenômeno é o aumento do volume de chuva.

Figura 1 – Temperatura mínima do ar, menor de cada mês e município de ocorrência em 2023. Dados sujeito à correção posterior. Fonte: Estações meteorológicas INMET, monitoradas em Epagri/Ciram. (Elaboração: Kellen Martarello – Técnica em Meteorologia)

A Figura 2 mostra os menores valores de Umidade Relativa do Ar (UR) durante o ano. A variação de UR foi o esperado, mais elevada no verão e na primavera, e mais baixa no inverno. Porém, os registros no mês julho foram muito baixos, podendo ser comparado as zonas áridas ou até mesmo de deserto. UR de 1.4% (veja aqui a comparação com os menores valores do mundo) é enquadrado como estado de emergência pela Organização Meteorológica Mundial, prejudicial a saúde e favorece, aliado ao solo seco, à ocorrência de queimadas. Neste dia, a atuação de um sistema de alta pressão (massa de ar frio e seco com origem polar de 1028 hPA), favoreceu a umidade muito baixa e também temperaturas em torno de zero grau.

Figura 2 – Umidade Relativa do Ar mínima, menor de cada mês e município de ocorrência em 2023. Dados sujeito à correção posterior. Fonte: Estações meteorológicas INMET, monitoradas em Epagri/Ciram. (Elaboração: Kellen Martarello – Técnica em Meteorologia)

Marcelo Martins e Gilsânia Cruz – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários, na página da Epagri/Ciram e redes sociais. Procure sempre as informações em sites oficiais.

Epagri/Ciram no Facebook e @epagriciram no Twitter .