O mês de fevereiro começou com chuva mal distribuída em SC, de 01 a 12/02 os dias foram marcados por forte calor e pancadas de chuva à tarde, típicas de verão com totais diários mais elevados que não passaram muito de 15 mm ou 30 mm ocorrendo principalmente em localidades do Extremo Oeste e Vale do Itajaí. A passagem de uma frente fria trouxe a mudança no tempo a partir de 13/02 e, nos dias seguintes, com chuva mais frequente e bem distribuída em todas as regiões devido a pancadas de chuva de verão associadas ao calor da tarde, cavados e à circulação marítima. Nesse período (de 13 a 20/02) os totais diários ficaram acima de 10 mm em vários locais e o acumulado de precipitação chegou a 110 mm e 130 mm, como mostra o mapa na figura 1. A chuva mais significativa do período foi de 101 mm em São Miguel do Oeste, na tarde de segunda-feira 19/02. Porem foi a chuva persistente durante a maior parte de quarta-feira (14/02) com totais de 50 mm a 75 mm, que causou alagamentos, deslizamentos com danos em estradas no Vale do Itajaí e Litoral Norte (Figura 2). Até o dia 20/02/2024 a chuva ficou mal distribuída em SC, com totais de 25 mm a 75 mm no Meio-Oeste, no Litoral Sul próximo ao RS e em parte da faixa litorânea de Laguna até Florianópolis (Figura 3).
A maior nebulosidade devido à circulação marítima ganhou reforço devido à presença de um sistema de baixa pressão (ciclone) em formação e deslocamento pelo oceano na altura do litoral do Sudeste e Sul do Brasil, afastada da costa e que recebeu classificação da Marinha do Brasil de Depressão Subtropical nos dias 16 e 17, Tempestade Tropical Akará no dia 19 e Depressão Tropical Akará no dia 20/02.
Até o dia 12/02 o calor foi intenso em todas as regiões de SC, sobretudo no período de 08 a 12/02 e especialmente no Extremo Oeste, Oeste e Litoral a temperatura máxima superou 35°C com mais frequência, chegando à marca de 42°C e 43°C em Itapiranga nos dias 05 e 07/02. A partir de 13/02 o predomínio de nebulosidade e a chuva frequente nos horários mais quentes do dia amenizaram o calor. Nos próximos dias a temperatura se eleva novamente, com sol e trovoadas à tarde na maior parte do estado (leia previsão).
Marilene de Lima – Meteorologista (Epagri/Ciram)
Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários, na página da Epagri/Ciram e redes sociais. Procure sempre as informações em sites oficiais.
Epagri/Ciram no Facebook e @epagriciram no Twitter .